5 benefícios do ovo para a saúde

Benefícios do ovoO ovo é um alimento muito fácil de achar e que pode ser colocado em diversas receitas. Ele é mundialmente consumido e é considerado por especialista como um superalimento.

Isso é devido ele ser rico em nutrientes importantes para manter o bom funcionamento do organismo e prevenir doenças.

Um ovo inteiro contém vitamina A; B2, B5, B12, E, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês e folato. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Com isso, não descarte a gema em hipótese alguma.

E embora muitas pessoas acharem que o ovo faz mal, isso é um mito. Pois consumir ovo não oferece nenhum risco a saúde.

Benefícios do ovo

1-Combate a depressão e ansiedade

A gema do ovo se concentra uma grande quantidade de colina. A colina contribui positivamente para a formação de novos neurônios, o que faz dela um componente importante para a saúde do nosso cérebro.

E por ajudar na saúde do cérebro faz a colina do ovo ser um ótimo aliado contra depressão e ansiedade, dois transtornos psicológicos que podem acarretar em diversos problemas de saúde como doenças do coração, obesidade, diabetes, entre outras.

Além disso, a depressão e a ansiedade pode provocar alguns transtornos sexuais. Ela pode provocar a disfunção erétil e ejaculação precoce, dois problemas sexuais que mais atingi os homens atualmente.

O fato é que o consumo regular do ovo auxilia no combate da depressão e diminui drasticamente os níveis de ansiedade. Algumas pesquisas já demonstraram que uma dieta rica em ovo pode ser mais benéfica do que tomar remédio para ejaculação precoce e disfunção erétil.

2- Melhora a saúde dos olhos

Melhora a saúde dos olhosO ovo faz bem para os olhos por que reúne dois poderosos antioxidantes, luteína e zeaxantina.

Esses dois antioxidantes trazem benefícios aos olhos e reduzem significativamente o risco de degeneração macular e catarata, que estão entre as principais causas de deficiência visual e cegueira nos idosos.

É importante destacar que a luteína e zeaxantina não são sintetizados pelo organismo humano e por isso é necessário sua ingestão diária, por meio da alimentação, ou se necessário, através de suplementação para adequar as necessidades nutricionais.

3- Aumenta a massa muscular

Para quem busca hipertrofia muscular, já sabe os benefícios do ovo. Afinal, o alimento é rico em proteína de alta qualidade o que ajuda o crescimento da massa magra, como também na manutenção dela.

A leucina é um aminoácido que se encontra na proteína da clara, cujo consumo traz benefícios para os músculos. Ela aumenta a velocidade da síntese proteica muscular mais rapidamente que qualquer aminoácido, promovendo assim mais massa muscular.

4- Protege a saúde cardiovascular

Melhora a saúde cardiovascularO ovo é um ótimo alimento que ajuda proteger o sistema cardiovascular. Isso acontece por que ele diminui o colesterol ruim e eleva o colesterol bom.

Quando o colesterol ruim (LDL) está em excesso, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares, como angina, infarto ou AVC, por isso, comer ovo pode ser uma ótima tática para prevenir essas doenças.

Já o colesterol bom (HDL) atua retirando moléculas de gordura do sangue, que quando se acumulam podem causar problemas como aterosclerose e infarto. E o consumo de ovo pode elevar o colesterol bom, mantendo a boa saúde do coração.

5- Emagrecedor

O ovo é um ótimo alimento também para quem deseja perder peso de maneira rápida e saudável.

Isso só é possível devido a proteína de alta qualidade presente nele junto com as gorduras saudáveis. Ambos contribuem para a saciedade, ou seja, comendo ovo você sentirá com menos fome e terá um apetite melhor regulado.

Muitos estudos científicos já comprovaram o poder emagrecedor do ovo. Principalmente quando consumido no café da manhã.

Mas é importante salientar que o seu consumo não deve ser feito com óleos refinados. O ideal é consumi-lo cozido ou poche (veja o vídeo abaixo).

Usar óleo saudáveis como o óleo de coco também é uma maneira bem saudável para fazer ovo.